quarta-feira, 29 de julho de 2009

Problemas Burocráticos

Depois de tamanha felicidade ao sair do clínico com um laudo de encaminhamento para a cirurgia e ter pago seções com a nutricionista e com o psicólogo, tive a notícia: O plano teve um problema administrativo e eu não poderia mais usá-lo. Eu estava no trabalho e saí de lá desolada. Não sabia o que pensar e nem que decisão tomar. Agora que estava tão perto acontecer uma coisa dessas?!! Fui pegar a condução para minha casa e fiquei quase meia hora chorando sem conseguir fazer sinal para os transportes que passavam. Tudo era uma grande injustiça. E o meu sonho? Eu tava sem chão. Sem motivação. Sem forças pra lutar...
No dia seguinte uma esperança: Todas as pessoas da empresa do meu plano de saúde seriam remanejadas para o mesmo plano só que em Nova Iguaçu. Sem problemas! Eu queria era o meu plano! Queria a possibilidade de mudar de vida! Iria realmente acontecer, mas teria que ter paciência e esperar pelo menos uma semana para o meu plano ter uma nova numeração.
Passado o susto marquei a consulta com a nutricionista e com o psicólogo. Primeiro foi com o Dr.Arruda, psicólogo da equipe. De cara, depois das devidas apresentações ele disse que a dieta inicial era muito séria e não segui-la, podia ocasionar o meu óbito. Um pouco chocante como ele disse, mas totalmente necessário. Conversamos como se pode trabalhar a “mente de gordo” de uma pessoa e me deu alguns truques. Destaque para estar presente na hora da refeição. Muito interessante! Eu comia muito sem sentir, pois sempre estava prestando atenção em outra coisa e sempre comia além do ideal para saciar a fome. Outra coisa que ele me alertou é para eu não perder o prazer de comer. Comer tem que ser um ato prazeroso, mas não precisa cometer excessos para isso. Gostei muito do nosso encontro e fizemos um trato ao final: Que minha cirurgia será uma história de sucesso! Saí bem animada de lá. Ele entendeu bem a minha cabeça e me ajudou bastante.
A próxima consulta foi com a nutricionista. Muito legal as suas explicações, porém confesso que fiquei um pouco assustada com as restrições alimentícias. Embora fosse mais tranqüila que as outras dietas, como por exemplo, fazer a dieta líquida por 15 dias e depois evoluir gradativamente, é uma dieta líquida e radical. Ouvi atentamente as suas explicações e fui falar com a secretária. Eu toda feliz perguntei se elas já iriam dar entrada na minha cirurgia, já que estava com os 3 laudos em mãos. Ela perguntou qual era a minha unimed. Disse que eu ainda teria que conseguir dois laudos para que não caísse em exigência. Um de um cardiologista e outro de um endocrinologista. =O
Fazer o quê? Reclamar? Lá fui eu correr atrás de marcar consultas com esses profissionais. Quando eu comecei a ligar para os endócrinos do meu guia médico quase pirei! Alguns só tinham datas para marcar três meses na frente! Fiquei muito angustiada, pois só tinha conseguido o cardiologista para uma semana. Até lá já teria a marca digital do meu plano de saúde. Teria que pensar o que fazer. No dia seguinte consegui marcar o endócrino para 1 semana e meia. Que alívio! Mas estava preocupada. Qual seria o endócrino que me encaminharia a uma cirurgia bariátrica ao invés de me indicar uma boa dieta? Enfim, só me restava esperar.
Conclusão: No cardiologista consegui o encaminhamento! Mas descobri que o meu problema cardíaco era pior do que o que saiu no laudo. Bom, operando isso seria solucionado. No endócrino, tinha que ver! O médico devia ter uns 90 anos! Mas ele foi ótimo comigo. No entanto me pesou de novo e.... 113kg! =O Eu ganhei 7 quilos em 9 meses de peregrinação com o plano de saúde, batendo cabeça aqui e ali.... =O Bom, pelo menos meu IMC tinha aumentado e isso me daria mais respaldo com o plano de saúde para operar.
Ao sair do consultório do endócrino, segui direto para o consultório do Dr. Paulo Athayde para levar os novos laudos, para não cair em exigência. Chegando lá as secretárias me deram o termo de responsabilidade da cirurgia para eu assinar. Li, e me deu calafrios. Realmente é necessário. Preciso estar ciente de tudo e assumir toda a responsabilidade para a minha mudança de vida. Esse dia eu fiquei realmente aliviada. Elas poderiam realmente dar entrada junto ao plano de saúde à minha cirurgia. Não demorou 2 dias e elas me ligaram de lá do consultório dizendo que eu deveria passar por uma perícia médica e que deveria ir pessoalmente à unimed Nova Iguaçu para isso. Não querendo ser pessimista a primeira coisa que pensei foi: “Poxa, estou tendo tantos problemas para conseguir realizar esse meu sonho... Vai ser muito difícil passar por essa junta médica sem eles perceberem que o meu plano tem menos de seis meses, apesar de não ter carência”.
Fui à Nova Iguaçu logo no dia seguinte e fiquei esperando um tempão chegar a hora do meu atendimento. Fiquei muito ansiosa para ouvir as conclusões médicas e pedi muito a Deus para que se fosse a vontade Dele conseguir a autorização. Passei por uma atendente primeiro de nome Patrícia, muito simpática e atenciosa. Ela fez as burocracias iniciais e pediu para que eu aguardasse ser chamada pelo médico. Depois dos cinco minutos mais longos da minha vida veio um senhor da terceira idade me chamar. Abri um sorrisão e tentei ser a pessoa mais simpática do mundo. Ele começou a fazer várias perguntas em sua sala e a preencher uma guia de autorização. Cada pergunta!!! Eu já sabia de todas, pois li de cabeça para baixo já que o papel estava em cima da mesa. Fiquei então arquitetando em minha mente as respostas. Na segunda pergunta o telefone dele tocou e, podem acreditar, foram 20 minutos conversando com o seu chefe. Eu quase morri de tanta tensão. Aquela sala decidiria o meu futuro! Mas tinha q me manter tranqüila e sorridente. Quando ele desligou, começou a falar da vida dele e eu conversei como se já o conhecesse há muito tempo. Pensei: “Tomara que essa conversa me ajude!”. Quando ele chegou e perguntou quanto tempo eu tinha de plano, disse: “4 meses”. Ele fez não com a cabeça e chamou uma das atendentes. Disse: “Cheque esse plano pra mim”. E me deixou sozinha na sala. Eu quase chorei. Comecei a lembrar de tudo eu passei até chegar ali e fiquei pensando que o sonho poderia acabar naquela tarde. Veio a atendente e deixou a guia na mesa. Quando ele voltou mandou chamá-la novamente e ela disse: “Ta tudo Ok!”. Sem pestanejar o médico carimbou e assinou a guia na minha frente.
No meu coração havia uma festa. Fogos e tudo o mais. Voltei para a atendente Patrícia e perguntei se estava tudo feito. Ela disse que não. Ainda ia passar pelo médico auditor. Só depois disso a Unimed geraria a tão esperada senha de autorização. Ela disse que me ligaria em 48 horas para dar a resposta do médico para que eu pudesse retornar lá e pegar a senha.
Não deu nem 24 horas e a Patrícia ligou. Lembro bem das suas palavras: “Estou te ligando para você ficar menos ansiosa. A sua cirurgia está autorizada”.
Eu dei um grito de felicidade, mas ao mesmo tempo deu um frio na minha barriga. Agora seria pra valer! Liguei para o consultório e as secretárias disseram que não era para me preocupar, que elas conseguiriam pegar a senha através do intercâmbio na unimed Rio. Falou para eu aguardar em casa que elas me ligariam com a data da cirurgia.
Questão de uma semana e meia depois elas me ligaram, numa quarta-feira, querendo marcar a cirurgia para a sexta-feira. O problema era que ainda não tinha o dinheiro da anestesista e nem sabia como consegui-lo e quinta-feira era feriado. Pedi para ser outra data e tive um problema. O Dr. Paulo iria para um congresso na Itália e eu teria que aguardar mais uma semana. O problema é que quando ele voltou não tinha vaga no hospital. O meu azar foi maior porque nesse tempo a minha senha já havia expirado e a secretária daria entrada novamente para revalidar a mesma. Só para vocês terem uma idéia, ela foi empurrada de um lado para o outro, enrolaram ela de todo o jeito para não revalidarem a minha senha. Chegaram a dizer que eu deveria dar entrada em todo o processo novamente. Poxa vida, já estava ficando muito desanimada. Não sabia mesmo quando seria e se seria... Já tinha feito todas as minhas despedidas alimentares e já estava quase entrando de férias no trabalho e na faculdade, tempo que seria perfeito para que a cirurgia acontecesse. Liguei para o consultório. Já haviam passado duas semanas que estávamos esperando uma resposta do plano. Peguei os telefones e decidi procurar a Patrícia e se não conseguisse resolver por telefone eu iria pessoalmente lá, mas antes de tudo, falei com Deus. Soube no meu coração que era para eu manter a calma. Tudo seria no tempo Dele, no melhor tempo para mim.
No dia seguinte, 14 de julho, decidi. Ligaria antes e se não conseguisse resolver por telefone eu mesma iria lá, em Nova Iguaçu. Liguei e aguardei, aguardei, aguardei.... Até que dei a sorte de cair uma atendente chamada Janielle. Contei toda a minha história para ela e ela observou que o fax que a secretária do meu médico havia mandado era o último da pilha. Também pudera! 2 semanas!! Ela disse que iria dar prioridade ao meu caso e que assim que conseguisse, me ligaria e mandaria a senha revalidada para o consultório, via fax. Depois de 40 minutos a ligação. Tudo resolvido! A senha já havia sido mandada para o consultório. Agradeci muito a ela e a Deus.
Liguei para o consultório e toda feliz confirmei que o meu fax havia chegado. De fato chegou, mas tive uma notícia muito triste. A secretária me disse que o hospital não tinha vaga. Que era provável só conseguir operar em Agosto, e que se acontecesse alguma desistência me encaixaria... Tristeza. Silêncio. Paciência. Está nas mãos de Deus, não está?
No dia seguinte, uma surpresa. Estava trabalhando e o meu pai me ligou. A Secretária ligou marcando a data da minha cirurgia: 22 de julho de 2009, uma quarta-feira. A quarta-feira da mudança da minha vida. Um recomeço, um renascimento. Depois de tanta burocracia e peregrinação estava feito, conseguiria alcançar meu objetivo.

Amanhã: A Cirurgia.

2 comentários:

  1. aff, deu erro no que eu escrevi antes, vou tentar lembrar!

    Mariah que tensão vc passou...e como relata bem heim! Parabéns por sua conquista e um segundo parabéns por seu talento. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Acho que nunca chorei tanto na minha vida.
    Estou aqui desde janeiro esperando minha autorização.
    Estava tão desconsolada hoje, mas dps que li o q vc escreveu acho que ainda me resta um fiozinho de esperança.

    ResponderExcluir