quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Cirurgia

No dia anterior à minha operação tinha que comer só coisas leves, porém queria almoçar bem. Fui ao shopping e almocei num restaurante de comida mineira. Ali me despedi da lingüiça fina, dos salgadinhos e da farofa por um tempo. Comi pouco, acho que 300g, mas fiquei bem satisfeita. Eu já não estava sentindo tanta fome ultimamente. Seria o fator psicológico atuando? Não sei, mas comia mesmo por vício.

Durante esse processo todo de autorização tive vários probleminhas. Tive diarréia por umas 2 vezes, ficando em casa “de molho” quase uma semana tomando floratil e fazendo dieta e vomitei muito por duas vezes, sempre que comia peixe ou camarão... A última dessas vezes foi no sábado antes da cirurgia! Fiquei muito preocupada, mas graças a Deus passou logo.

Voltando ao meu último dia, passando nas Lojas Americanas vi um chocolate em lançamento: Suflair Duo. Como estava com o meu ex-noivo, hoje muito meu amigo, ele disse que faria o sacrifício de ficar com o chocolate para ele se eu apenas provasse. Feito. Gente, que delícia! Comi duas carreiras de chocolate brincando e pude me satisfazer muito!!!!!

Apesar desta cena toda com isso, confesso não ser chocólatra, ainda bem. Para vocês terem uma idéia, ainda tenho chocolates da páscoa na geladeira! Eu mal comi o ovo que ganhei... Enfim, e melhor ainda porque vi um colega operado indo se consultar lá no doutor passando mal depois de dois dias de operado por ter visto alguém comendo um chocolate. =O Acho que não sou viciada por nenhuma comida, mas acho que por comer em geral, tanto salgado como doce. Comer é muito bom! Quem não gosta de comer e não sente prazer com isso que atire a primeira pedra! Hehe! =)

Trabalhei um pouco em casa mesmo e já estava chegando a hora de fazer a última refeição. Como almocei tarde, umas 16h, estava sem fome alguma, mas tinha que me alimentar. Optei por uma sopa de cebola da maggi que adoro com torradas e ainda tomei um bom copo de coca-cola. Depois disso ainda comi uma banana amassada com farinha láctea de sobremesa. Escovei os dentes e tomei muita água. Na verdade fiquei entupida de líquido. Isso é uma coisa que sei que não poderá mais acontecer. Acho que você come ou bebe, nunca mais os dois juntos. Enfim, agora era jejum absoluto. Nem água poderia mais beber. A próxima refeição que iria fazer seria com o estômago novo e já na dieta líquida.

Fui preparando as coisas para levar para o hospital e o dinheiro dos anestesistas e descobri que precisava trocar dinheiro para poder dar a conta certa. Teria que tomar alguma providência, mas já era tarde. Teria que ser a caminho do hospital.
Eu não consegui dormir direito à noite. Foi muito ruim. Dava um cochilo e acordava. Não conseguia ficar bem em nenhuma posição e a minha cabeça girava com a expectativa de como seria todo o processo no dia seguinte. Embora confiasse nos médicos, uma cirurgia é uma cirurgia e seria a primeira vez que levaria uma anestesia geral.

Amanheceu e logo tive que acordar. Caprichei no meu banho e peguei as coisas. Agora era seguir para a minha mudança. Fomos eu, minha mãe, meu pai e meu sobrinho. Pedi ao meu pai para passar na banca de jornal. Comprei uma palavra cruzada e troquei o dinheiro. Separei os dinheiros dos anestesistas em dois envelopes dentro do carro a caminho do hospital e quando cheguei lá fiquei aguardando a minha vez na recepção. Somente minha mãe poderia ficar comigo e até às 20h. Meu pai e meu sobrinho só poderiam voltar depois da cirurgia, no horário de visitas.

Entramos e nos instalamos na enfermaria 101B do Hospital AMPARO FEMININO, no Rio Comprido, onde tinha uma senhora operada com a sua filha, acompanhante, de nome Aída. Uma pessoa muito simpática. Ficamos conversando com ela até chegar o enfermeiro. Veio medir minha pressão q verificar minha temperatura. Ambas normais.

Um tempo depois veio a anestesista, Patrícia, que me fez várias perguntas e também me explicou muitas coisas. Disse para eu ficar calma e que eu poderia sentir um pouco de dor do lado esquerdo por causa do afastador do fígado e falou um monte de termos técnicos que eu não me lembro agora. Entreguei os envelopes e ela disse que depois traria os recibos. Eu sei que depois dessa conversa eu fiquei nervosa. Meu coração disparou e eu tentei ficar tranqüila. Peguei as palavras cruzadas e fiquei me distraindo enquanto minha mãe conversava com a Aída. Coloquei o roupão e fiquei aguardando. Logo chegou o enfermeiro. Fui no banheiro e subi na maca. Eram exatamente 11h30. Que sensação estranha ser conduzida para o centro cirúrgico bem, deitada na maca. Pensei: “Estou sendo levada para o abatedouro...”. No elevador cruzamos com uma menina obesa sentada na cadeira de rodas de hospital. Perguntei se ela tinha operado e se ela estava bem. Ela disse que não, que deu complicação na cirurgia dela. Poxa, fiquei preocupada depois dessa....

Chegamos no terceiro andar. O anestesista auxiliar da Patrícia quem me recebeu. Já veio me perguntando que tipo de estilo eu cantava.... Muito simpático ele! Daí quando entramos na sala de cirurgia estava cheio de gente e a Patrícia já estava lá. Ele, de nome Leônidas pediu p eu levantar a cabeça e colocou uns travesseirinhos. Depois começou a arrumar a maca, me botando na posição do Cristo Redentor, esticando os braços, em cima de alguns suportes ligados à maca. Logo a Patrícia, que já havia experimentado as minhas veias no quarto, estava tentando achar a melhor p pegar. Perguntei onde estava o Dr. Paulo estava e ele estava lá embaixo (provavelmente dando alta p alguém). Daí Patrícia disse que ele chegaria antes de eu apagar. Mas mal ela falou isso, Leônidas disse que ia me dar o remedinho do Michael Jackson (Será que ele me deu o propofol? =O) e começou a dizer p relaxar o pescoço, os ombros... Que sensação estranha... A minha musculatura foi relaxando todinha... Mas não fiquei vendo duplamente não... Eles ficaram conversando e olhei o rosto de cada um que estava no centro cirúrgico. O rádio estava ligado, tocando a música da Vanessa da Mata Boa Sorte. “É só isso, não tem mais jeito, acabou, boa sorte!”... Caraca! A ficha caiu. Confesso que entrei em desespero.... Acabou, não tem mais jeito, não tem mais volta... =S Enquanto o Leônidas colocava os eletrodos para monitoramento cardíaco, olhei para a Patrícia e disse:
“Tô com medo”...
Ela disse: “É normal, mas não fique”.
“Posso fugir?”...
“Claro que não!”.
“Posso chorar?”....
“Fica tranquila, vai dar tudo certo!”.
Mas acho que por dentro ela deve ter dito: “Querida, não vai dar tempo de você começar a chorar!”... rsrsrsrs
Muito Bom!!!!

Logo depois disso Leônidas colocou uma máscara respiratória em mim e instruiu: “Respira fundo aqui”. Fui inspirando aquele ar com cheiro de nada, mas não conseguia puxar muito forte. Na verdade eu senti uma aflição muito grande com aquilo. Cada vez que eu inspirava, mas sem ar ficava. Eu queria dizer, mas não conseguia articular. Eu queria avisar que estava morrendo e a coisa só piorava. Inspirei mais uma vez. Pronto. Morri.

..................................................................................

Num piscar de olhos ouvi uma voz:
“Fátima?”. E senti puxando a sonda de mim, mas não doeu. Senti meu estômago muito mexido. Nooooossa, mas ainda estava muito grogue. Com muita vontade de dormir e dormir... Cheguei no quarto às 15h30 e vi minha mãe e a Aída. Estava com o soro. Eu só queria dormir, mas a dor começou muito forte. Era como se alguém apertasse meus órgãos e depois soltasse... E isso acontecia constantemente! =( Fiquei muito chateada porque quando fui visitar minha amiga ela estava sem dor nenhuma, de banho tomado e isso era umas 18h, no dia da cirurgia. Fiquei torcendo para que passasse logo. Meu pai chegou com o meu sobrinho e não demorou para começarem a fazer piadas, mas eu queria dormir!

Aline veio me visitar e falou comigo que eu estava ótima! Eu queria vê-la melhor, mas não tinha como me levantar.... Estava muito grogue ainda! Muito bom saber que ela estava tão bem e 44kg off depois de 6 meses! Não demorou muito e ela me deu um beijo e se foi.
Fiquei de olhos fechados a maior parte do tempo, descansando, sentindo até um pouco de dificuldade de respirar, também pudera, eu estava com aquela máscara de O2 horrorosa!... Abri os olhos e vi, finalmente, o Dr.Paulo!!!!!!!! (que visão, né? rsrsrsrs)
Ele me olhou e disse: “Olá!”
“Dr.Paulo, até que enfim! Agora que te vi! Fica mandando só os seus subalternos falarem comigo... tsctsctsc”.
Me deu um sorriso e disse: “Está tudo bem com você? Está sentindo alguma dor?” Respondi: “Estou! Muito ruim!”.
“Fique tranqüila, o enfermeiro vem trazer um medicamento para acabar com a sua dor”. “Que horas que vão tirar essa máscara horrorosa de mim?”
“Agora!”, e ele mesmo tirou.
Que alíiiivio!!!!!!
“Doutor, tudo bem com a cirurgia?”.
“Sim, tudo ótimo, na normalidade”.
“Graças a Deus!”. “Doutor, eu posso tomar banho?”.
“Ah, não... Deixe para amanhã!.... Hoje você fica sujismunda!”. rsrsrsrsrs
Depois ele foi embora e mais tarde veio a Dra. Patrícia com Leônidas. Estavam todo arrumados e pareciam estar indo embora do hospital. Eles disseram que a cirurgia foi um sucesso!....

Enquanto estávamos ali, meu celular não parava de tocar. Todos os meus amigos me ligaram! Fiquei muito feliz com os telefonemas. Meu pai atendia e passava para mim e os meus amigos ficavam felizes de verem o quanto estava bem! =)
Mas eu ainda estava com muita dor!...... =( =( =( O enfermeiro veio e me deu o remedinho. Agora era esperar para passar.
Meus pais se arrumaram para ir embora. Minha mãe me ajudou a sair da cama pela primeira vez. Fiquei feliz que não fiquei tonta quando botei os pés no chão. Fui no banheiro urinar e depois ela me ajudou a voltar pra cama com aquele soro. Depois disso eles foram embora com o meu sobrinho e eu fiquei sozinha com o apoio da Aída que agora teria duas pacientes para olhar. rsrsrs

Mas foi tranqüilo. Quando precisei ir no banheiro ela me ajudou com o suporte do soro. Deitei e fiquei vendo televisão/ dormindo/ atendendo celular. A dor diminuiu um pouco, mas ainda estava forte. Resolvi fazer a minha primeira caminhada e pedi para Aída falar para a enfermeira. Ela veio e tirou o soro um pouquinho, mas lavou a veia.... Sei lá o que ela fez.... Eu fiquei com um enjôo horrível e quis vomitar! Aquela sensação de que estou vomitando, mas estranho que não saía nada!... Também ia voltar o que de um micro estômago em jejum até aquela hora?!?
Caminhei um pouco e não estava 100% fortalecida para isso, mas não tive maiores problemas. Dei duas voltas pelo corredor e depois voltei para o meu leito na enfermaria. Foi quase que instantâneo. Aquela dor toda que estava sentindo aliviou... =) Fiquei sentada um pouco no sofazinho de acompanhante e cochilei mais um pouco.

Às 21h veio a minha primeira refeição: 50ml de suco de pêra com adoçante. Tive receio de tomar. A impressão que se tem é que vai vazar, no entanto o ato de se alimentar é tão natural que fui em frente. Fui tomando bem devagarzinho, com micro golinhos e ia descendo naturalmente. Fiquei aliviada. Sinal que a cirurgia dera certo.

Voltei pra cama e fiquei vendo TV, até que trouxeram meu segundo copinho de café de água de coco geladinha! Tomei com muita cautela mais uma vez e fiquei observando a troca de soros.... Chegou também antibiótico, anti-inflamatório e mais analgésico para mim. Tava colocando muito líquido pra dentro e fiquei imaginando quantas vezes iria levantar para fazer xixi.... =S

Começou. Eu contei. Até as 7 da manhã foram quase 5 litros de soro e eu levantei sozinha (Aída dormiu) carregando o suporte do soro para fazer xixi, num intervalo gradativo de 20 minutos iniciais. Aí eu deitava e cochilava até estar com a bexiga cheia de novo. Pela manhã estava abatida de tanto que me exercitei...

Amanhã: O primeiro Dia

3 comentários:

  1. Eu nao senti dores, felizmente... me davam injecoes no soro, mas nao sei o q era.

    Tb mijei horrores, mas qndo ficou a noite, a preguica bateu e eu nao levantei mais pra ir ao banheiro, pedia minha mae e ela trazia o piniquinho... horrivel mijar no piniquinho, mas eu queria descansar... e ela tb.

    eu mijava com intervalos de 15 min, entao ng merece todo esforco que era pra levantar e deitar, durante a madrugada.

    Minha 1a refeicao foi agua de coco... achei enjoativo, mmas agora ja voltei a tomar na boa... de noite ainda tomei um cha de camomila com adocante, mas nao aguentei o copo todo, e na manha seguinte um cha de cidreira com adocante, tb pela metade...

    bjokas

    ResponderExcluir
  2. eu ri com algumas frases...que bom humor! Depois de um procedimento como esse...só vc msm...qdo eu fiz cirurgia de desvio de septo e adenoide quase tive um troço!

    Minha mãe testemunhou meu sofrimento, até em casa, eu acordava nas primeiras noites no susto, sem conseguir respirar...ainda bem que passou!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. FATIMA, QUE BACANA VER VC FALAR ASSIM DA CIRURGIA, FAZ A GENTE PENSAR MESMO QUE POR UM SEGUNDO QUE NÃO É TÃO RUIM ASSIM. VOU OPERAR DIA 10 DE MAIO, TO SUPER ANCIOSA, MAS MUITO CONFIANTE. UM ABRAÇO. ESPERO QUE ESTEJA BEM. É O QUE TE DESEJO. FAMOS TROCAR FIGURUNHAS?
    anajuliana03@gmail.com

    ResponderExcluir